Transformação digital da Educação

A evolução da Covid-19 promete a continuação de desafios para 2020/2021 e, muito provavelmente, mais além. Estes desafios assumem particular relevo quando pensamos no uso da tecnologia na Educação, sendo necessário que as organizações educativas adotem planos (a curto, médio e longo prazo) para implementar e gerir esta tão necessária Transformação Digital da Educação (TDE). Atentos que estamos às tendências que afetam a Educação, reforçámos a nossa capacidade para formação em integração tecnológica nas salas de aula e avaliação com as TIC. 
 
Fruto da nossa parceria com a Microsoft, temos vindo a adquirir as competências para apoiar as escolas na definição de um plano estratégico para o desafio da integração digital no processo de ensino/aprendizagem, com a Microsoft Education Transformation Framework. A recente experiência de trabalho e ensino à distância generalizada à sociedade servem de importante acelerador da digitalização de muitas atividades e também abrem uma janela para um futuro que se tornou inesperadamente próximo para muitas famílias e instituições educativas.
 
Nesse âmbito, tendo em conta a experiência da Microsoft nesta área, a nossa proposta de trabalho desenvolve-se em 4 pilares que suportam essa transformação:

  • Pilar 1 - Liderança e políticas. Incorporando uma Visão de Mudança e Planeamento estratégicos, pretende-se fomentar uma cultura aberta de aprendizagem e partilha em toda a organização, com aquisição coletiva de visões e objetivos partilhados que motivem as lideranças e educadores a alcançar a mudança. Neste pilar, fundamentalmente, faz-se um diagnóstico da situação tecnológica da escola/agrupamento e recomendações de ações ao nível do projeto educativo e adoção de tecnologias inclusivas e acessíveis a todos, bem como ações de capacitação para as lideranças de topo e intermédias, definido ainda algumas políticas BYOD e uso seguro dos equipamentos tecnológicos.
  • Pilar 2 – Ensino e aprendizagem. Com um plano de formação em tecnologia e avaliação do currículo, pretende-se divulgar novas formas de explorar os currículos, ajudando todos os estudantes a alcançar o seu potencial através de uma abordagem centrada no aluno, permitindo explorar todos os aspetos do processo de ensino e aprendizagem (currículo, avaliação, dispositivos e espaços de aprendizagem). Neste pilar, propomos um conjunto de ACDs e oficinas de formação relacionadas com a integração de tecnologia na aula, exemplos de experiências imersivas, bem como ao nível da avaliação para as aprendizagens (com - e sem - tecnologia).
  • Pilar 3 - Ambientes inteligentes. Pretende-se aqui refletir sobre espaços de aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais seguros, reforçar a análise de dados para a melhoraria dos resultados dos alunos, alocação de recursos e criação de processos eficientes, ágeis e sustentáveis. Disponibilizamos, neste pilar, análise das políticas de sustentabilidade bem como formação sobre metodologias de diferenciação pedagógica, tirando partido das TIC, sem esquecer as questões ligadas ao RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).
  • Pilar 4 – Sucesso de alunos e escolas. Ancorados em estratégias de igualdade e inclusão, as lideranças escolares devem desenvolver a capacidade da organização através de aprendizagem e desenvolvimento profissional para todos (plano de formação estratégico), para garantir que os estudantes desenvolvam competências sociais e emocionais, preparando-os com sucesso para o futuro. Nesta última dimensão, focamo-nos na formação sobre metodologias de diferenciação pedagógica, tirando partido das TIC, bem como a possibilidade do uso de dados dos alunos para otimizar os processos de avaliação, classificação e ensino/aprendizagem. Para o efeito, disponibilizamos formação (com acreditações Microsoft e pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua de Professores) nas áreas de uso do Excel, Word, PPT, Minecraft, Teams, OneNote, entre outros.

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