Competências e Ranking das Escolas

A publicação dos rankings das escolas em Portugal, apesar de todas as nossas reservas, servem sempre para um olhar mais largo sobre o trabalho que se faz em cada escola. Talvez não tanto ao nível de uma comparação interescolas, mas relativamente ao percurso que cada escola tem feitos nos últimos anos (comparando-se consigo própria). Nesse sentido, trata-se de uma ferramenta, não a mais perfeita, não a única, mas mais uma ferramenta ao dispor das escolas que se pretendem olhar de forma transversal e reduzindo filtros afetivos. Concordamos também que os exames estão longe de nos dar uma imagem sobre as competências que efetivamente os alunos possuem e que, na voz do International Center for Leadership in Education, a sociedade precisa e os empregadores procuram:

  1. ​Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Trabalho em grupo
  6. Inteligência emocional
  7. Atenção ativa (Active Listening)
  8. Orientação para serviços e processos
  9. Capcidade de negociação
  10. Flexibilidade cognitiva
Apesar disso, encontram aqui, então, essa útil ferramenta (não a mais perfeita, não a única) que nos permite auxiliar a refletir sobre mais uma dimensão do trabalho das escolas. Continuação de bom trabalho para todos os professores que, apesar das circunstâncias e limitações do nosso sistema educativo, continuam, teimosamente, a dar o melhor de si mesmos em prol das gerações do futuro.