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Observatórios da Educação



Introdução

Gerir uma escola ou um sistema educativo local, ambicionar ser melhor, ter uma visão de futuro suficientemente clara e mobilizadora para federar esforços no trilhar de caminhos de inovação, excelência e da melhoria contínua, não é uma tarefa fácil. No entanto, é o que hoje se exige aos gestores que lidam com a questão educativa, estejam ou não preparados para a mudança que implica este desafio.
       
A Qualidade tem sido uma questão sempre colocada com particular acuidade, nomeadamente quando o que está em causa é o sistema responsável pela educação dos futuros intervenientes de uma sociedade cada vez mais exigente ao nível das competências e capacidades de aprendizagem dos seus cidadãos. É aqui que as autarquias têm um papel a desempenhar que se pode revelar determinante para o sucesso de toda uma melhoria contínua na área da educação: federar esforços e dar visibilidade aos movimentos de melhoria através da constituição de um Observatório da Educação, e é neste sentido que a Another Step® as pode auxiliar.

Não basta ter dados sobre a Educação. A criação de um Observatório Municipal da Educação permite a definição de um projeto de monitorização contínua de todo o sistema de educação local, pilotando a implementação da Carta Educativa do Município, avaliando o seu impacto e, ao mesmo tempo, proporcionando apoio à realização da obrigatória autoavaliação das escolas.

Dimensões de Análise

As dimensões de análise a incluir nos inquéritos a efetuar no concelho são (resumidamente):

          • Organização e Gestão das escolas;
          • Segurança (dos equipamentos e das pessoas plano de evacuação da escola);
          • Educação para a Saúde;
          • Horário de funcionamento das valências de apoio (Pré escolar, JI e 1.º ciclo);
          • Organização e gestão das escolas
          • Outros
          • Ensino e aprendizagem
          • Perceção da qualidade do ensino, incluindo hábitos dos discentes e dos docentes relativamente à educação, saúde e cultura)
          • Acompanhamento dos alunos
          • Atividades de apoio
          • Integração
          • Uso e integração das TIC
          • Cultura de Escola
          • Aspetos positivos/áreas de melhoria da Escola
          • Satisfação com o sistema educativo local
          • Conhecimentos de programas municipais de apoio à educação
          • Satisfação com a oferta educativa e cultural do município
          • Qualidade dos edifícios
          • Transportes escolares
       
Objetivos

A monitorização do sistema educativo local através do Observatório fornecerá um importante manancial de informação (temporalmente referenciado) que permitirá a reflexão conjunta (em sede de CME) sobre resultados, práticas e experiências inovadoras no concelho, contribuindo para a disseminação de boas práticas e estratégias de ensino/educação. Resumindo, servirá para:

A monitorização do sistema educativo local através do Observatório fornecerá um importante manancial de informação (temporalmente referenciado) que permitirá a reflexão conjunta (em sede de CME) sobre resultados, práticas e experiências inovadoras no concelho, contribuindo para a disseminação de boas práticas e estratégias de ensino/educação. Resumindo, servirá para:

    • Federar esforços de melhoria na educação, envolvendo a comunidade local (autarquia, escolas, empresas, cidadãos) (para atingir este objetivo é necessário que as empresas e os cidadãos em geral se pronunciem também em termos de questionários).
    • Dar visibilidade à qualidade da educação e aos projetos de educação no concelho (pressupõe que os projetos são conhecidos à partida e que no questionário aos vários atores eles sejam confrontados com o seu conhecimento sobre cada um, qual a sua opinião quando à oportunidade e interesse, bem como qual a sua classificação quanto à sua implementação).
    • Proporcionar apoio à decisão estratégica fundamentada na área da educação.
   • Divulgar dados sobre a educação no concelho  (projetos, sucessos, escolas, impacto, satisfação, desenvolvimento demográfico da população em idade escolar, entre outros).
    • Contribuir para a melhoria das práticas e dos processos educacionais.
    • Apoio à reflexão sobre as práticas existentes nas escolas.
    • Retrato sobre hábitos de estudo e culturais da população discente.
    • Apoio à monitorização e redesenho da Carta Educativa do Concelho.

   

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